O Festival
O BAIRRO EM FESTA é uma iniciativa cultural co-promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC, a Junta de Freguesia de Arroios e o LARGO Residências, em parceria com a Rede Local de Parceiros Sócio-Culturais em torno do Eixo Almirante Reis (Intendente, Pena, Anjos e Arroios).
Em 2020, o nome do evento sofre uma nova mutação – mais uma entre as muitas que aconteceram desde a sua génese. Essas mutações estão ligadas à função sociocultural de desenvolvimento local e urbanístico à qual o evento está associado, função essa que também passou por várias fases ao longo dos últimos nove anos: da celebração do fim da obra de um largo (Renasce um Largo para a Cidade, 2012) até ao fim das obras de vários Largos num eixo (Largos da Mouraria, 2013) passando ainda pela criação de uma identidade local (Bairro Intendente em Festa, 2014). Este último capítulo foi desenvolvido em parceria com um colectivo de entidades que lutavam por uma requalificação integrada deste território, processo no qual o Festival demonstrou ter um papel fundamental na coesão social desta zona e abertura da mesma ao resto da cidade. O reconhecimento deste sucesso pela Câmara Municipal de Lisboa e a vontade de estender a intervenção a uma rede ainda mais alargada de parceiros socioculturais dá origem a uma nova vida do Festival em 2020.
O nome Bairro em Festa traduz essa intenção de alargamento de uma rede cultural local que dá a conhecer os vários bairros – não só o Intendente – que gravitam em torno de um eixo central. Surge assim a figura da Avenida Almirante Reis enquanto coluna vertebral dos órgãos vitais desta zona da cidade: os bairros do Intendente, Anjos, Pena e Arroios.
A cooperativa cultural LARGO Residências continua a coordenar esta rede de cerca de 10 parceiros / organizações no desenho de uma programação partilhada, contanto ainda com a parceria e apoio de várias entidades locais de natureza diversa: educação, comércio, social e serviços.
O Bairro em Festa 2021 continua a ser fiel a uma linha de programação que cruza gerações e tendências. São concertos, espectáculos, projectos de criação que contam com o contributo da comunidade local, debates, exposições e uma série de outras actividades que compõem uma oferta diversificada que sublinha as características de um bairro multicultural, com vida de dia e de noite. A missão do Festival passa por uma convivência integrada e integradora, num bairro aberto (ou neste caso quatro bairros que partilham um perfil semelhante) que acolhe o global sem perder de vista a sua essência local.
É de coração livre, e sem pretensões, que queremos chegar à porta do vizinho do lado, mas também a queremos deixar aberta a quem mora noutras partes da cidade, a quem está de passagem, a quem ouve outras canções ou fala outras línguas, e a todos aqueles que venham com vontade de participar na enorme e animada conversa/encontro colectiva que é o Bairro em Festa.
História
2012
2013
2014
2014
/
2019
2020
Big Heart
Para seguir uma linha de pensamento sensível à voz de todas as pessoas que vivem neste lugar, a nossa inspiração surgiu no ouvir das nossas vivências com o lugar e das histórias das pessoas que habitam esta zona de Lisboa e que nos são próximas. Transformar essa matéria em palavras e desenhos para criar algo novo mas que celebrasse o trabalho já feito no passado. Uma imagem de transformação pela continuidade e não pela ruptura.
Praticar essa utopia de ilustrar este Lugar Comum e de celebrar um bairro, sua história e seu futuro.” – Atelier SER (Bruno Lavos e Diogo deCalle)
Entidade Promotora
Sobre o LARGO Residências
A cooperativa LARGO Residências tem como missão contribuir para o desenvolvimento local, através da concretização de actividades culturais e negócios sociais, impulsionadores da criação e dinamização artísticas e do envolvimento e integração comunitários, numa lógica de continuidade e crescimento que permitam simultaneamente garantir a sua própria sustentabilidade e alcançar, nos seus domínios de acção e intervenção, o reconhecimento como instituição de referência nacional e internacional.
Desde a sua fundação em 2012, tem ainda desempenhado simultaneamente o papel de facilitador de comunicação entre os vários integrantes de um colectivo informal de instituições locais – o Bairro Intendente -, ligadas quer ao sector sociocultural quer ao sector comercial, e de mediador entre este colectivo e parceiros, institucionais ou não, provenientes de outros territórios.
Tendo como objectivo principal promover a cultura, a criatividade e o conhecimento, como factores determinantes no sucesso e sustentabilidade dos processos de regeneração social e urbana, assim como proporcionar condições de pesquisa, criação e maturação ao trabalho de artistas que ali queiram residir, a ideia central deste projecto é alimentar um edifício preparado para acolher e produzir trabalhos das mais variadas áreas artísticas, bem como receber projectos de investigação e trabalhos académicos de campos tão diversos como a antropologia, a sociologia, a psicologia ou a arquitectura.
A actividade cultural da cooperativa pretende ainda, numa abordagem maximamente inclusiva, cruzar habitantes antigos e recentes, nacionais e estrangeiros, atraindo novos públicos aos quais é interessante e importante mostrar como vivem e respiram estes lugares tão cosmopolitas, em profunda e acelerada transformação.
A LARGO Residências tem sido, em inúmeros contextos, referida como exemplo de boas práticas na ligação que logra fomentar entre o sector cultural e a intervenção e inclusão sociais, sendo disso ilustrativas as muitas parcerias criativas que tem incentivado em redes de desenvolvimento local. A cooperativa tem também sido distinguida enquanto modelo de vanguarda (“Policy Handbook on Promotion of Creative Partnerships”, Comissão Europeia para a Cultura, 2011-2014) tendo recebido várias visitas de grupos de trabalho que se debruçam sobre o papel da cultura nos processos de transformação urbana. É ainda de referir a menção que lhe é feita no contexto das “Cooperative Cities” bem como a sua participação na rede europeia re:Kreators.