Edição 2021

Manifesto

As festas do bairro são sempre um momento de pulsação colectiva. O coração-bairro que sempre ilustrou este festival representa identidade, diversidade, inclusão, diálogo e participação através da Cultura e a sua relação com o território.

A coluna vertebral – Av. Almirante Reis – suporta os órgãos vitais desta zona da cidade: os bairros do Intendente, Anjos, Pena e Arroios, onde, em diferentes lugares, criamos recintos mais ou menos improvisados para a programação que um colectivo de cerca de 25 entidades locais oferecem à comunidade, com concertos, espectáculos e workshops para famílias, exposições e instalações, debates, cinema e uma feira de arte no Meeting Point do Festival: o  antigo Quartel da GNR no Largo do Cabeço de Bola. 

No lado oposto ao Quartel da GNR (Jacinta Marto) está o palco principal que na Quinta-feira, dia 1 de Julho, inaugura o Festival com Surma. Na Sexta-feira, dia 2, é a vez de MAZE e Francesco Valente. O Sábado, dia 3, será inesquecível com “Noche de Ronda”, um concerto de canções mexicanas em que Salvador Sobral se faz acompanhar por Diogo Picão, Olmo Marín, Diogo Duque e Francesco Valente.  O encerramento da edição de 2021 do Bairro em Festa é no Domingo, 4 de Julho, a cargo de Cacique’ 97.

O BAIRRO EM FESTA é uma iniciativa cultural co-promovida pelo LARGO Residências, Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC e Junta de Freguesia de Arroios, em parceria com a Rede Local de Parceiros Sócio-Culturais em torno do Eixo Almirante Reis (Intendente, Pena, Anjos e Arroios)  e com co-financiamento Compete 2020 – Portugal 2020 – União Europeia (FEDER).

A cooperativa cultural LARGO Residências continua a coordenar esta rede com mais de 20 parceiros / organizações no desenho de uma programação partilhada, contanto ainda com a parceria e apoio de várias entidades locais de natureza diversa: educação, comércio, social e serviços.

Esta rede cultural colaborativa é sem dúvida uma das particularidades deste festival. Este ano, acrescenta-se ao programa público um programa de treino e capacitação das várias organizações locais com um conjunto de organizações europeias que estudam práticas de cooperação territorial através da cultura e economia social e solidária, tendo o Festival Bairro em Festa como estudo de caso (no âmbito do Programa Erasmus + COOPTERR).

Segurança

Todas as actividades são de entrada controlada mediante reserva.
Cumprimento das normas de higiene de mãos e etiqueta respiratórias.
Todos os recintos são de lugares sentados e com devido espaçamento.
Utilização de máscara social em todos os recintos.

Reservas

Todos os eventos e actividades do Bairro em Festa 2021 decorrem em espaços com controlo de acessos de modo a manter a distância de segurança entre participantes na circulação dentro do recinto e também na plateia (1,5m entre cada cadeira) cumprindo as actuais normas da Direcção Geral de Saúde. Os eventos podem ser alterados ou cancelados por motivo de força maior, mediante actualizações ao estado de pandemia COVID 19.

Todas as actividades são gratuitas, sujeitas a reserva até 24h antes de cada evento para o email reservas@bairroemfesta.pt. São permitidas até duas reservas por pessoa e o pedido deve referir o nome e data do espectáculo no assunto do email e está sujeito a confirmação.  

Os bilhetes são levantados no local onde decorre o evento, nas 2h antes do início do mesmo. As reservas não levantadas até 30 minutos antes do início do evento serão consideradas nulas. Os bilhetes só podem ser entregues a quem fez o pedido, mediante apresentação de um documento de identificação.