Edição 2020

Bairro em Festa 2020

Manifesto

CANCELAR NÂO ERA UMA HIPÓTESE

As Festas de Verão do Intendente nunca se assumiram exclusivamente como um Festival. Mais do que isso, nasceram para revelar e melhorar um território esquecido durante décadas. As prioridades sempre foram as pessoas e o lugar. 

Ao longo das várias edições deste evento, a relação das comunidades residentes com o público em geral foi o foco do trabalho das várias organizações locais que, em parceria, tentaram enaltecer a identidade deste território que se define pela diversidade e contraste da sua paisagem humana. 

TRANSFORMAR É O CAMINHO

A rua não deixa de ser o nosso palco mas para já é o caminho para os micro encontros que, porta a porta, continuam a dar lugar à Cultura. 

A crise humanitária que atravessamos volta a revelar as fragilidades da nossa sociedade. Mais do que nunca, é essencial cuidar da nossa casa comum: este bairro-corpo que nunca foi só um Largo, mas sim as ruas-artérias para onde se expande este ano. A Avenida Almirante Reis surge assim como a coluna vertebral que suporta alguns dos órgãos vitais desta zona da cidade: os bairros do Intendente, Pena, Anjos e Arroios. 

Este evento sempre deu particular atenção às pessoas em situações de vulnerabilidade, independentemente da origem dessa condição: discriminação social, isolamento, racismo. Este ano, faz-nos sentido focar também nos que vivem e dependem de um dos sectores mais afectados por esta crise: a Cultura. Foram os primeiros a parar e serão dos últimos a retomar uma vida plenamente normal. Também eles pertencem, noutro contexto e com outros contornos, a um grupo com pouca protecção social. 

É também a pensar em todos os artistas, técnicos, produtores e outros profissionais do espectáculo que não paramos.

Temática

Mantendo a natureza das actividades do passado – concertos, espectáculos, cinema, exposições, ateliers, debates e passeios – o Bairro em Festa 2020 decorre de 17 a 23 de Agosto e abrange quatro zonas: Intendente, Anjos, Pena e Arroios. 

Os concertos têm lugar no Quartel da GNR, à Rua Jacinta Marto. Na quinta-feira, dia 20 de Agosto, contamos com a participação de Pedro Salvador e Madalena Victorino com Companhia Limitada: o Concerto. Na sexta 21 é a vez de Filipe Sambado que passa o testemunho a António Zambujo e Jon Luz que sobem ao palco no Sábado, dia 22, com Do Fado à Morna. O encerramento no Domingo 23 fica a cargo de Ayom. 

No campo das artes visuais temos exposições entre o Largo do Intendente e o Quartel da GNR (Cabeço de Bola). O fotógrafo residente João Tuna traz-nos Do Largo, ou do tirar pelo Natural, uma exposição com os rostos mais marcantes do bairro do Intendente. Numa ausência de questionamento ou preconceito, a beleza destes retratos define-se pela sua força e crueza, numa busca resiliente por um lugar que muitas vezes já não parece seu – do artista João Tuna, mas também do vizinho João Tuna, num acumular de vivências, interpretação e assimilação deste bairro que promove uma vontade ainda mais gritante de criar sobre e a partir da realidade. Idosos, cidadãos em situação de sem-abrigo, consumidores de substâncias psicoactivas, lojistas históricos. Este é o corpus deste projecto de fotografia e vídeo.

No Quartel da GNR, pode visitar também as exposições de Lígia Fernandes e de Micaela Jarast.

Tal como no ano passado, os Recantos Performativos espalham-se por várias ruas e artérias do bairro, ocupando espaços culturais (e outros não convencionais) de alguns parceiros do festival. Entre vários artistas, temos a participação do Auéééu Teatro, Bestiário,  Alice Duarte e Marta Jardim, Ana Vilela da Costa, Beniko Tanaka e Claudio Hochman, Diana de Sousa,  Keli Freitas, Margarida Barata e Sofia Valadas. 

Estamos no ano 2020, agora os tuk tuks são veículos especiais de acesso à Cultura. É para o menino, para a menina, para ti e para mim, todos em segurança numa viagem peculiar até um destino incerto: num recanto deste bairro transformado num palco só para si (e para os vizinhos que possam estar à janela) convidamo-lo a transformar-se no espectador de uma performance privada e memorável. Do Tuk Tuk ao Artista: quatro momentos musicais em quatro locais secretos ao longo de quatro dias do Festival.

São os mesmos pátios secretos que acolhem o projecto Cine à Roda, oferecendo uma jornada entre a serigrafia, o debate/conversa e a sessão de cinema em torno de temáticas como a inclusão social, a cidadania e o direito à habitação. 

As Festinhas no Bairro englobam uma programação pensada para todas as idades mas que pisca o olho aos mais novos. Aproveitando o período de férias, transformamos a Escola EB1 N.º 1 da Pena num Centro Cultural para Famílias que irá acolher diariamente espectáculos e workshops. Entre outras, contamos com criações de Cláudia Gaiolas, Catarina Requeijo, Gil Dionísio, Madalena Victorino, Rogério Paulo, Marta Coutinho e Ruca Rebordão. 

A Praça das Novas Nações (Anjos) é a arena para o habitual ciclo de debates Agora: Recriar a Cidade.  Vivemos circunstâncias que seriam impossíveis de prever, mas sobre o esvaziamento da cidade e as suas consequências falámos em todas as edições deste espaço de conversas de bairro. Desde debates entre jovens, à apresentação do programa Bairros Saudáveis e do processo participativo para a criação de um novo projecto de requalificação da Praça das Novas Nações, este ano interessa-nos começar a desenhar novos caminhos e saber com quem podemos contar para pensar o futuro, seja da praça ou da cidade. 

Cancelar nunca foi uma hipótese, transformar está a ser o caminho.

Organização
Co-Promotores
Equipa

Direcção artística e executiva: Marta Silva | Coordenação de programação: Marta Silva, José Dias e Raquel Fernandes | Direcção de produção: Raquel Fernandes | Equipa produção: Marta Coutinho, Margarida Barata, Carolina Carneiro, Susana Borges e Micaela Gomes | Direcção técnica geral: Hugo Baptista e José Dias | Direcção técnica palco: Eduardo Cunha | Coordenação de comunicação e gestão de reservas: Filipa Penteado | Equipa comunicação: José Dias e Zé Luís C | Ilustração: AtelierSer | Design: Rodrigo Saias, com produção de Sara Fortes da Cunha | Website: José Dias | Fotografia: Ivo Rodrigues | Video: Tiago Leão (realização) e Rui Lopes (edição) | Angariação de Apoios: Micaela Gomes | Coordenação Voluntariado: Catarina Louro | Catering: Mariana Țugui e Rosa Maria Lopes | Bar da Festa: Adilson Gomes | Direcção Montagem: Pedro Jardim | Equipa Montagem: David de Sousa, Carlos e André Pires | Manutenção: Ana Paula Sousa | Bilheteiras: Rogério Paulo, Laura Rego, Diana Gomes e outros colaboradores.

Parceiros de Programação
Apoios
Participação
Agradecimento

Condominio do Cabeço da Bola 13 | Ruca Rebordão

Fotos
Vídeos